Não adianta nada levar uma oficina amarrada atrás da moto se voce não sabe como usar as ferramentas e nem mesmo identificar um problema, caso ocorra. Mas por outro lado, voce não pode sair para uma viagem de quase 10 mil km e não levar nada.
Eu acho que temos que ter uma pequena noção de mecânica e do funcionamento da moto. Estou levando algumas ferramentas básicas, para "quebrar galho".
Na viagem passada, levei muita coisa que nem sequer chequei a usar, que só serviu para carregar peso, dar trabalho todo hora que ia arrumar a bagagem.
Desta vez cortei muita coisa, e estou levando, além do kit de ferramentas que vem na moto, mais estas abaixo:
. Alicate Pressão pequeno,
.chave allen 19 (para retirar roda dianteira, que não vem no jogo de ferramentas original e nenhum borracheiro tem),
.canivete,
.calibrador de pneus,
.emenda para corrente,
.chave tipo interruptor,
.reparo para pneu sem câmara, tipo macarrão,
.compressor
.fusíveis, abraçadeira de nylon, pedaço de fio, cabo auxiliar bateria,
corda, 0,50 cm mangueira de gasolina, 5 mt de corda, araldite, durepox, fita isolante,
silver tape e algumas porcas e parafusos.
Tirando o compressor e o reparo de pneu, o resto é o que carrego na pochete de trilhas, e que todo trilheiro deveria carregar.
Depois de tudo separado, foi so colocar em uma bolsa e
colocar na moto. A sorte que a VStrom tem um belo "bagageiro" embaixo do banco
Além das ferramentas, tem também algumas "gambitechs" que tenho na moto, que ajudam; como este ferro dobrado que serve para levantar a roda traseira e facilitar a lubrificação da corrente, ou posso encaixa-lo no suporte que esta no lugar do slider e retirar a roda.
No painel tenho um suporte para câmara fotográfica, que nada mais é que um tripé caseiro preso com abraçadeira de nylon, acima do painel um puxador tipo alça que virou suporte para gps, tem também o suporte ajustável para bolha, que tira o vento para cima do capacete, um alongador de guidão, que possibilita recua-lo e deixar mais alto, ficando numa posição mais confortável.
A moto esta hoje com 40 mil km, foi feita uma revisão, verificando rolamentos, mangueiras, fadiga de cabo de acelerador, velas, limpeza de filtro de ar, troca de óleo e filtro de óleo, troca de fluidos de freio, embreagem e liquido de arrefecimento, pneus novos, pastilhas novas, relação praticamente nova (10 mil km), checado lâmpadas e carga da bateria. Fora isso, se acontecer algo, será uma eventualidade, pois a prevenção foi feita.
2 comentários:
Blz, Guto, nada a acrescentar a não ser o controle de consumo de combustível pois haverão trechos que este líquido precioso poderá não ser fácil de encontrar. Se for o caso, nestes trechos, leve um galãozinho com gasolina. No mais, só alegria!! um abraço, Severiano.
Estou me preparando para uma viagem dessa
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