quinta-feira, 19 de setembro de 2013

19/09/2013 - 13 dia - Travessia Cordilheira (Santiago [Chile] - Mendoza [Arg]) 375 km

         Pode-se dizer que se fosse somente por hoje já teria valido a pena a viagem. A travessia da cordilheira pelo Paso Los Libertadores, também chamado Paso Redentor ou Paso Mendoza é o mais bonito, a saida de Santiago, com destino a cidade de Los Andes já anunciava o que teríamos pela frente. O tempo limpo, temperatura na casa dos 13 graus e vento fraco nos proporcionou uma visão da cordilheira até então só apreciada na mídia especializada.

        A subida dos caracoles, com suas 23 curvas numeradas (mas tem mais algumas "meia curva"  até terminar a subida), com as montanhas cobertas de neve ao redor nos levam a sonhar como crianças, mas um sonho acordado, que pôde se tornar  realidade pela força de vontade, pela determinação de cada um e pelo apoio dos familiares, sem esquecer jamais, que se não fosse por Deus, nada disso se realizaria.

       Este Paso, tem um túnel, chamado "Cristo Redentor", que tem 3100 mt de comprimento, onde literalmente voce não vê a luz no fim do túnel.  A divisa Chile x Argentina é no meio dele. É muito complexa a construção de obras numa altitude de 3.200 mt, com temperaturas negativas, solo instável e trânsito pesado.

      Chegamos em Mendoza e foi a maior dificuldade conseguirmos hotel.Para começar, ninguém sabia informar nada direito, e quando descobrimos o que acontecia, demos risada. Por ser feriado no Chile, os Chilenos invadiram Mendoza. Ou seja, ontem a cidade deles era nossa e hoje eles estão "atrapalhando" nossa tranquilidade, rsrsrsrsrs.

        Uma outra coisa interessante, é que do alto da cordilheira tinha sinal de celular e consegui ligar pra casa. Foi muito legal conversar com a Mara lá nas "artura". Beijão de novo pra voce.

         Amanhã provavelmente ficaremos aqui e iremos visitar alguma vinícula.

         Abraços e continuemos com Deus.


Começo da subida

Começo da subida

Caracolles

Caracolles

Caracolles

Caracolles

Caracolles

Aduana

Visão geral

Visão geral

Merece um pôster, rsrsr

Fronteira

Esquecida no tempo

Entrada do túnel

Capela no alto da cordilheira

Porta de entrada da capela

Caminho de Mendoza

Mendoza

2 comentários:

Mara Cividatti disse...

Guto, lindas fotos!
Que lindo lugar, que maravilhoso poder conhecer tudo isso sobre 2 rodas, junto com amigos, e Deus preparando o melhor para o caminho de voces.
Muito bom acompanhar suas aventuras pelo blog.
Bom retorno e continuem sob a proteção de Deus.
Beijos.
Mara

PH disse...

Guto, você está se saindo um repórter de primeira linha! Parabéns pelo blog, pela viagem...então, cumprimento a todos, Trem Doido e amigos! Grande abraço!